quarta-feira, 2 de maio de 2012

"TITO MADI"



Chauki Maddi, de nome artístico Tito Madi (Pirajuí, 12 de julho de 1929) foi um cantor e compositor brasileiro descendente de libaneses, seu pai e irmãos eram músicos e tocavam violão, alaúde e bandolim. Essa influência fez com que aos dez anos Tito já cantasse em festas da escola.
Nascido em Pirajuí, região Noroeste do Estado de São Paulo, é o filho mais ilustre do município, do qual recebe constantes homenagens e ainda é colunista no semanário local, O Alfinete.
Sua fase de compositor começou no final da década de 40.
Dedicava-se, também, a organizar shows e eventos.
Em 1952 mudou-se para São Paulo, indo trabalhar em rádio e televisão, onde permaneceu até 1954, quando veio para o Rio de Janeiro. No Rio continuou compondo e cantando em boates e rádios.
Em 1957 teve, finalmente, seu trabalho reconhecido: "Chove lá fora" seu grande sucesso, foi gravado em 1957 e lhe rendeu vários prêmios de composição. A música teve uma versão em inglês, com o nome
"It's Raining Outside", gravada por Della Reese e The Platters.
O conjunto vocal norte-americano gravou outras versões de músicas de Madi.
O cantor e compositor passou por diversas gravadoras, lançou discos seus e fez participações especiais, apresentando-se em shows no Brasil e no exterior, principalmente Estados Unidos.
Foi um compositor da geração pré-bossa nova, que teve influência sobre o movimento, com
sambas-canções de harmonização moderna como "Cansei de Ilusões", "Sonho e Saudade",
"Carinho e Amor" e "Não Diga Não". Outros sucessos, "Fracassos de Amor", "Gauchinha Bem Querer", "Balanço Zona Sul". Vendeu mais de 100 mil cópias e foi destaque na programação das rádios de todo o país. Ganhou os prêmios mais importantes da época, como os troféus Guarani e Chico Viola.
Teve músicas gravadas por grandes nomes da MPB.
Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, há uma rua batizada com o seu nome.